QUER APRENDER?

Latest Tweets

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ela pintou o cabelo de azul e foi expulsa do colégio. Isso pode?

Posted By: QG DA REDAÇÃO - 21:58

Share

& Comment



Isabella Diamantino, uma adolescente mineira de 17 anos, resolveu pintar o cabelo de azul. E esse foi o motivo de toda a confusão em sua escola, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira: o cabelo azul. Dá para acreditar? A adolescente é conhecida pelos parentes e amigos como Bell. Devido à cor inusitada do cabelo, sofreu bullying e foi expulsa da escola. Isso aconteceu em fevereiro. Que escolas conservadoras existem, todos sabemos. Principalmente as religiosas, cheias de regras de comportamento.
Agora, até que ponto a escola pode interferir na liberdade individual do aluno, se ele não violar nenhuma regra de convivência? Até que ponto normas escolares não cerceiam o pensamento e não se transformam em bullying? Bullying é um termo originado na língua inglesa (bully = “valentão”) e já corriqueiro no Brasil. Significa assédio – físico e/ou psicológico. Se nos ensinam na escola que não podemos ter preconceitos, muito menos ser “valentões”, por que então a própria escola se sente no direito de discriminar um aluno? Uma instituição dedicada a transmitir conhecimento não deveria confundir disciplina com intolerância.
Conversei com Bell pelo telefone. Queria saber como ela se sentia, após todos esses meses, já em outra escola de Uberaba, Minas Gerais. Ela me contou como acabou sendo expulsa de seu colégio. Não foi assim da noite para o dia. Já frequentava as aulas havia um mês com a nova cor de cabelo. Foi advertida pela direção de que teria de se adaptar ao “normal” do colégio e que, caso não quisesse, seria “convidada a se retirar”. Ela precisou conviver com olhares críticos, fofocas e preconceito: “Não é o cabelo azul que diz se você é ‘vagabundo’ ou não. Queria pintar e pintei. É a mesma coisa que uma loira pintar o cabelo de preto. Não entendo por que não pode ser azul”.
Bell afirmou não ter sofrido bullying somente dos colegas, mas do coordenador, que também é professor de filosofia do colégio e era seu mestre favorito: “Eu pintei o cabelo e até então não tinha visto ele. Aí no dia em que ele chegou à escola e me viu, ficou me olhando com uma cara feia. Eu disse ‘oi’ e ele me ignorou. E eu sei que quando ele era adolescente ele tinha cabelo gigante. Quando ficou velho, decidiu usar cabelo ‘careta’” (referindo-se ao cabelo curto).
O diretor, Danival Roberto Alves, deu o prazo de uma semana para que ela trocasse a cor do cabelo, segundo Bell e seu pai. Mas, antes de esse prazo se esgotar, a aluna foi barrada, já dentro da escola, e depois expulsa do colégio. Guilherme Diamantino, o pai de Bell, disse que em nenhum momento foi informado pela instituição de qualquer advertência da escola. Soube pela filha o que houve e se apresentou voluntariamente para tentar resolver a situação.
“O argumento deles foi que os alunos reclamaram e estavam se sentindo incomodados com o cabelo dela. Mas na verdade o problema era o pensamento atrasado da direção. Se fossem espertos eles podiam até ter usado o cabelo da Bell para a publicidade do colégio - que também é azul (risos)!”
Bell diz que seus pais eram ‘punks’ quando eram jovens: “Minha mãe chegou até a ser careca!”. Guilherme afirma que quando estudava no mesmo colégio que expulsou Bell usava calça rasgada e ninguém falava nada. Detalhe: era o mesmo diretor.
Procurado pelo blog para dar sua versão sobre o episódio, o diretor Danival se recusou a falar, dizendo que isso aconteceu “no ano passado”, embora tenha ocorrido há alguns meses. “Acho que não seria bom nós fazermos comentários não”, disse o diretor. “Acho que não compensa. Não convém. A gente desde o começo tomou essa atitude e nós não vamos desdizer, mas tem inverdade. Até dizer que o contrário é o avesso...tá bom? Nós não queremos comentar”.
No site da escola, que é 90% azul, na parte de valores está escrito: “Sabemos que educação é mais do que instruir. A educação é tornar as pessoas livres para fazer suas escolhas com consciência e capacitá-las a participar ativamente da sociedade na qual estão inseridas.”
Será que eles sabem mesmo? Ou a teoria que está no site da escola é, na prática, o avesso do avesso do avesso?



About QG DA REDAÇÃO

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

0 comentários:

Copyright © 2013 Aqui a Gente Mostra™ is a registered trademark.

Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.